segunda-feira, 26 de julho de 2010

ROBERTÃO 1967

Caríssimos amigos e apreciadores do "Futebol de Botão" !!!! Darei inicio a uma série de postagens com os times que disputaram o Robertão 1967. Tratam-se de 15 times todos feitos para minha própria coleção.
Para quem não conhece, o Robertão ou Torneio Roberto Gomes Pedrosa foi uma competição nacional de futebol no Brasil disputada de 1967 a 1970, antes da criação do Campeonato Brasileiro. Em 1967, este campeonato foi organizado pelas federações carioca e paulista de futebol, e a partir de 1968 pela C.B.D. (Confederação Brasileira de Desportos, precursora da atual CBF) .
O nome foi uma homenagem ao goleiro Pedrosa do São Paulo e da Seleção Brasileira (Copa de 1934), que morreu em 1954 como presidente da Federação Paulista de Futebol. Em sua segunda edição (1968), o torneio passou a ser conhecido também como Taça de Prata.
Como apresentava em sua 1º edição um total de 15 times na primeira fase foram divididos em 2 grupos, 1 com 7 times: Grupo A: Botafogo, Fluminense, São Paulo, Bangu, Cruzeiro, Internacional e Corinthians e outro grupo com 8 times: Grupo B: Ferroviário PR (1º time paranaense a disputar um torneio de carater nacional), Vasco, Flamengo, Atlético MG, Santos, Portuguesa, Grêmio e Palmeiras . Todos os times se enfrentavam em turno único sendo os 2 primeiros colocados em pontos ganhos de cada grupo formaram um quadrangular final disputado em turno e returno, daí saindo o campeão que na sua 1º edição foi o Palmeiras.
As escalações seguiram um critério de análise das súmulas de onde pode ser retirado um time base sem deixar de esquecer da disponibilidade de imagens. Desde já peço desculpas pela qualidade de algumas imagens, porém tentei fazer o melhor que consegui.

2 comentários:

  1. Se possível você fazer o Atlético ferroviário que participou do Robertão ou o Atlético Paranaense...eu agradeço.
    Parabéns pelas edições clássicas.

    Ab

    ResponderExcluir